Bactérias resistentes causam 23 mil mortes por ano no Brasil

Exame Reduz O Diagnóstico De Infecções E O Tempo Médio De Internação

A Superbactéria Staphylococcusaureus, resistente à meticilina (MRSA), é responsável por 60% das infecções hospitalares em UTIs nos Estados Unidos e 40% no Brasil. O teste laboratorial CepheidXpert MRSA reduz o diagnóstico de infecções e,consequentemente, os índices de mortalidade, tempo médio de internação e outros custos não necessários. O procedimento conclui os resultados de pesquisa da bactéria em apenas 75 minutos enquanto outro método necessita de 72 horas para o laudo.

O exame ainda pode contribuir no diagnóstico de meningites virais, tuberculose, leucemia, inflamação no estômago, detecção de infecções ligadas à saúde sexual como clamídia e gonorreia, da colonização da bactéria Streptococcus do Grupo em gestantes, entre outras doenças.

Hospitais americanos que passaram a usar essa tecnologia, disponível no Laboratório CDL, apresentaram redução de 69% no número de infecções em três meses. O investimento para o exame é um pouco mais alto comparado ao procedimento tradicional, todavia apresenta o custo-benefício de diminuir o tempo de internação, o tratamento para infecções, torna-se um grande investimento.