Conheça os exames que dispomos no CDL

Selecione uma letra ou realize uma busca em nosso banco de exames.

Nossos Exames

Confira a lista de exames.

+ Jejum desejável de 4 horas.

+ Jejum não obrigatório. + Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente

+ Informar se o paciente é exposto. PROCEDIMENTO: + Lavar as mãos e genitália antes da coleta. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Colher o jato médio da urina com retenção de 4 horas entre as micções. + Colher urina de final de jornada de trabalho. Recomenda-se evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

+ O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta da amostra sem ingerir os alimentos abaixo relacionados, pois interferem no resultado: abacate, abacaxi, ameixa, banana, berinjela, pickles, nozes, tomate. + Informar medicamentos em uso, volume, horário inicial e final da coleta, dosagem, dia ehora da ultima dose. + Alguns medicamentos podem interferir, e o médico deve estar ciente do uso e somente ele pode suspendê-lo: Acetaminofen, Ácido Acético, ácido Dehidroxifenilacetico, Ácido Gentisico, Ácido Homogentisico, Fenotiazinas, Formaldeído, Imipramina, Isoniazida, Inibidores da Mao, L-Dopa, (Levodopa) Metil Dopa, Morfina, Naproxifeno, Salicilatos, Xaropes para tosse com gliceril guacolato. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deverá manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

+ Jejum obrigatório de 8 horas.

+ Informar horário inicial e final da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

+ Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

INSTRUÇÕES + O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias. + Colher em frasco protegido da luz (âmbar) e manter a urina refrigerada durante todo o procedimento de coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame e, idealmente, devem colher a amostra fora do período da menstruação.

INSTRUÇÕES + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco protegido da luz (âmbar). + O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora. + O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias. + Informar se a urina é de início ou final de jornada. + Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame e, idealmente, devem colher a amostra fora do período da menstruação.

INSTRUÇÕES +Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. + Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. +Colher urina ao final do último dia da jornada de trabalho da semana. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

+ Jejum obrigatório de 12 horas.

INSTRUÇÕES + Informar se é urina início ou final de jornada, quando for exposição ocupacional. + Se a amostra for pós jornada de trabalho, colher amostra ao final do último dia de trabalho da semana. + Evitar colher após a primeira jornada (dia) de trabalho da semana. + Como a maior parte do metabólito é excretada nas 4 horas seguintes ao final da jornada de trabalho, recomenda-se, quando possível, a coleta da urina durante este período de 4 horas pós-exposição. + Evitar fatores interferentes (dieta ou medicamentos conforme orientação médica) 1 dia antes da coleta: frutas (ameixa, pêssego), grãos verdes de café, alimentos e bebidas conservados com benzoatos (refrigerantes, margarinas, mostarda, ketchup, alguns tipos de pães, alguns tipos de sucos de frutas industrializadas), consumo de álcool, antidepressivos IMAO (exemplo: isocarboxazida), femprobamato, dietilpropriona.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina. + O paciente não deve estar em uso de medicamentos como aspirina, L- dopa e ácido ascórbico. Verificar com o médico se é possível suspender a medicação por 3 dias antes da coleta. Caso não seja possível informar o uso.

INSTRUÇÕES + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. + O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem Ingerir ou utilizar: Álcool, fumo, refrigerantes com coca, café e chá. + O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos, conforme orientação do médico : descongestionantes nasais, brocodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiran, reserpina, piridoxina e levodopa. + A suspensão ou não de medicamentos é critério exclusivo do médico. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deverá manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Evitar exercício físico antes da coleta do exame.

INSTRUÇÕES + Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. + Colher amostra de urina ao final do último dia de jornada de trabalho da semana. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Informar se é urina início ou final de jornada quando for exposição ocupacional. + Se a amostra for pós jornada de trabalho, colher amostra ao final do último dia de trabalho da semana. + Evitar colher após a primeira jornada de trabalho da semana. + A ingestão de álcool inibe a biotransformação dos Xilenos e diminui a excreção urinária do Ácido Metil Hipúrico. + A biotransformação do xileno a ácido metil-hipúrico é inibida na presença de ácido acetil salicílico (Aspirina). + A exposição concomitante ao xileno e à metiletilcetona pode resultar em inibição de enzimas envolvidas no metabolismo do hidrocarboneto.

QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso. + Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta. INSTRUÇÕES + Dieta: Evitar limão, abacaxi, morango, gelatina, acerola, laranja, espinafre, tomate, leite e derivados. + Evitar qualquer alimento ou medicamento que contenha Vitamina C 48 horas antes e durante a coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES +Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina.

CONDIÇÕES Urina ao final da jornada de trabalho. INSTRUÇÕES + Próximo aos dias da coleta, manter dieta isenta de alimentos que contenham Ácido Sórbico (Sorbato) em sua composição. + Coletar a partir do 3º dia seguido de exposição ao Benzeno.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Refrigerá-la desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerada.

+ Jejum alimentar obrigatório de 8 horas. + Intervalo máximo entre mamadas para lactantes. + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. INSTRUÇÕES + A coleta deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

QUESTIONÁRIO Informar volume, horário inicial e final da coleta, medicamentos em uso, dosagem, dia, hora da última dose e peso do paciente. INSTRUÇÕES Dieta e orientações: + O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes alimentos interferem no resultado: Fumo, café, chá, refrigerantes com cola. + O cliente deverá manter sua rotina diária evitando fazer esforço físico durante a coleta. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Informar horário inicial e final da coleta, peso, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. + Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo. A suspensão, assim como o seu período, fica exclusivamente a critério do médico. + Podem promover aumento do Ácido Vanil Mandelico: alfa- bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta- bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida); nibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH). + Podem promover diminuição do Ácido Vanil Mandélico: anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); antipsicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).

+ Jejum obrigatório de 12 horas.

+ Jejum obrigatório de 12 horas para adultos. + Jejum de 4 horas para lactentes. INSTRUÇÕES + Evitar ingestão de bebidas alcoólicas 24 horas antes da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

+ Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

INSTRUÇÕES + Preencher questionario de Informações Complementares para Erros Inatos de Metabolismo. + Estas informações sao imprescindiveis para a interpretação dos dados e realização do exame. + Cuidados a serem tomados antes da coleta: Assepsia masculina: + Lavar as mãos com agua e sabão; + Fazer a limpeza da regiao genital com agua e sabao e enxugar utilizando gaze ou toalha limpa. Assepsia feminina: + Lavar as maos com agua e sabao; + Fazer a higiene da regiao genital com agua e sabao (e importante que residuos de pos, pomadas e cremes eventualmente utilizados sejam totalmente removidos); + Enxugar utilizando gaze ou toalha limpa; + Na medida do possivel, deve-se evitar a coleta de urina durante o periodo menstrual. + Identificar o frasco com o nome e data da coleta; + Iniciar a miccao desprezando o primeiro jato de urina no vaso sanitario; + Coletar ate 1/3 do frasco e desprezar o restante da urina; + Fechar bem o frasco de coleta e encaminhar ao laboratorio em um prazo de duas horas, mantendo a amostra em local fresco. Coleta infantil (Saco coletor): + Para a coleta, devem ser tomados os mesmos cuidados de assepsia; + Seguir as instrucoes do saco coletor, tomando cuidado para que o mesmo esteja bem adesivado, evitando contato com material fecal e vazamento de urina; + O saco coletor deve ser trocado apos cada miccao ate atingir o volume necessario; + Todo o volume urinario colhido no saco coletor deve ser passado para um frasco limpo e entregue ao mesmo em um prazo de duas horas, mantendo a amostra em um local fresco.

TEMPO DE JEJUM + Recém-nascidos: intervalo entre as mamadas. + 01 mês a 01 ano: 4 horas de jejum. + 01 ano a 05 anos: 6 horas de jejum. + Acima de 05 anos: 12 horas de jejum. QUESTIONÁRIO + Relatar os medicamentos em uso e se paciente está em dieta especial. INSTRUÇÕES + O exame pode ser realizado em pacientes de todas as idades, mesmo sendo a amostra coletada em papel filtro.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso.

Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

JEJUM NÃO OBRIGATÓRIO

TEMPO DE JEJUM +Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica. QUESTIONÁRIO + Informar se foi orientado a dosagem após sobrecarga ou restrição de sal. + Informar medicamentos em uso (pressão/diuréticos). INSTRUÇÕES + Repouso de 5 a 15 minutos sentado ou conforme orientação Medicamentos: + A critério médico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os anti-inflamatórios não esteróides, anti-hipertensivos (beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazídicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores do canal de cálcio. A espironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta. CONSERVAÇÃO

QUESTIONÁRIO + Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta. + Informar se foi orientado a dosagem após sobrecarga ou restrição de sal. + Informar medicamentos em uso (pressão/diuréticos). + Se criança ate 10 anos informar peso e altura. INSTRUÇÕES + Dieta conforme orientação médica. + Medicamentos a critério medico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os antiinflamatórios não esteróides, anti-hipertensivos (betabloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazídicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores docanal de cálcio. A spironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta. + A amostra deve ser conservada acidificada e refrigerada desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica. + Se criança ate 10 anos, informar peso e altura.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INTERFERENTES + Uso de laxantes, supositórios, contrastes ou de substâncias digestivas. INSTRUÇÕES + Não é necessario dieta. + Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. + Evitar o uso de laxantes, substâncias digestivas, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. + Defecar em vasilhame limpo e seco, próprio para coleta de fezes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO + Se grávida, informar tempo de gestação.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas QUESTIONÁRIO + Informar dados clínicos, data e horário da coleta. INSTRUÇÕES + Exame colhido somente de 2ª a 4ª feira. Não deve ser colhido e enviado nos feriados ou em vésperas de feriados.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar se é exposto ocupacionalmente. + Informar se faz uso de algum medicamento que contenha alumínio em sua composição. + Informar se o paciente faz hemodiálise.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta. + Colher em frasco desmineralizado, preferencialmente no laboratório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

QUESTIONÁRIO Informar peso, altura e tempo de coleta (em horas). INSTRUÇÕES DE COLETA + Refrigerar a urina desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Coletar a amostra de sangue no mesmo dia do término da coleta de urina. + Entregar a urina no laboratório no mesmo dia em que terminar a coleta.

TEMPO DE JEJUM +Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum de 12 horas. QUESTIONÁRIO + Informar medicamento em uso e suspeita clínica. INSTRUÇÕES + Podem interferir no ensaio: ácido ascórbico, aspartame, aspirina, sulfametoxazol +trimetoprima, anticonceptivos orais, glicose, indometacina, insulina, progesterona, testoterona, valproato, gravidez, infecções agudas, diabetes e traumatimos. + Avaliar com o médico solicitante a suspensão do uso da medicação.

INSTRUÇÕES + Colher primeira urina da manhã ou após retenção urinária mínima de 4 horas. + Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. + Alguns medicamentos podem interferir na realização do exame: ácido ascórbico, aspartame,aspirina, bactrim e associados, contraceptivos orais, glicose, indometacina, progesterona,testosterona e valproato. Avaliar com o médico solicitante a suspensão do uso da medicação.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar uso de medicamentos e horário da última dose. INSTRUÇÕES + Colher 12 horas após a última dose do medicamento.

INSTRUÇÃO DE COLETA PASSO 1 * O exame deverá ser realizado no período de 24 horas. * Ao acordar o paciente deverá dar início a contagem das 24 horas. PASSO 2 * Iniciara coleta a partir da 2ª (segunda ) urina. Deverão ser coletadas em frascos limpos de boca larga. * Os frascos deverão ser acondicionados durante o período da coleta, sob refrigeração. * O exame terá seu término no dia seguinte, no horário com a primeira urina do dia, que deverá ser coletada. * Esta urina deverá ser toda coletada isoladamente caso exista solicitação de exame EAS. * Não deve ser misturada ao material de 24 horas. OBS: NÃO SE DEVE DEIXAR DE COLETAR NENHUMA DURANTE AS 24 HORAS MARCADA, CASO CONTRÁRIO O EXAME TERÁ QUE SER REPETIDO. FRASCOS QUE PODEM SER UTILIZADO: GARRAFA PET DE AGUA DE 2 LITROS LIMPOS. * Não fazer esforço físico durante a coleta. * Não mudar sua rotina diária. * Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas. INSTRUÇÕES + O cliente deve informar os medicamentos utilizados nos ultimos sete dias, especialmente o tipo de heparina debaixo peso molecular (Clexane, Fraxiparina ou Fragmin). + A coleta deve ser realizada de 3 horas e meia a 4 horas apos a administracao da heparina de baixo peso molecular.

INSTRUÇÕES EQUIVALE: . Anticoagulante Lupico . Cardiolipina IgG, auto anticorpos . Cardiolipina IgM, auto anticorpos

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar se está em uso de anticoagulantes e qual a dosagem. INSTRUÇÕES + Informar se esta em uso de anticoagulantes e qual a dosagem.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM - Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM +Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. INSTRUÇÕES + Informar se a amostra biológica colhida é pré ou pós vacina. + Exame destinado à avaliação humoral antes e após a administração de vacinas pneumocócicas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo máximo entre as mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

Instruções de Preparo - Não é necessário jejum ou cuidados especiais(VGKC)

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

CONDIÇÕES + Soro + Líquor. TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

INSTRUÇÕES + Colher antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. + Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Não utilizar quimioterápicos durante 7 dias que antecedem o exame. A suspensão fica exclusivamente a critério do médico.

ANTIGENOS PESQUISADOS: + HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B, STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO A, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO C, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO B E ESCHERICHIA COLI K1, STREPTOCOCCUS B E NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO Y/W 135.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar uso de anticoagulantes e qual a dosagem. INSTRUÇÕES + É desejável que o paciente não esteja usando anticoagulante oral por pelo menos 4 semanas e heparina por 48 horas. + A suspensão de qualquer medicação deverá ser feita sob a autorização do médico responsável pelo paciente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

INSTRUÇÕES + Dieta: durante 3 dias que antecedem a coleta da amostra, recomenda-se não ingerir frutos do mar. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme, lavar as mãos e a genitália antes de colher. + Recomenda-se colher o material no início ou final da última jornada semanal de trabalho. + Recomenda-se iniciar a monitorização após 6 meses de exposição. + Especificar o tipo de urina enviada (se início ou final da jornada de trabalho).

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Dieta: durante 3 dias que antecedem a coleta da amostra, recomenda-se não ingerir frutos do mar. COLETA + Não colher em local de trabalho. + Lavar o local da punção antes da coleta para eliminar resíduos de metal na pele.

Jejum obrigatório de 8 horas. Intervalo máximo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

Coleta Domiciliar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna.