Conheça os exames que dispomos no CDL

Selecione uma letra ou realize uma busca em nosso banco de exames.

Nossos Exames

Confira a lista de exames.

+ Jejum obrigatório de 8 horas para adultos. + Intervalo máximo entre as mamadas para lactentes. + Informar medicamento em uso.

Jejum desejável de 4 horas.

MATERIAL: URINA DE 24 HORAS + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

MATERIAL: URINA DE 24 HORAS + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

+ Jejum obrigatório de 8 horas ou a critério médico.

+ Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente. 1-Lavar as mãos e genitália antes da coleta. 2-Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. 3-Colher o jato médio da urina com retenção de 4 horas entre as micções. 4-Colher urina de final de jornada de trabalho. 5-Recomenda-se evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas para adultos. + Intervalo máximo entre as mamadas para lactentes.

+ Jejum não obrigatório.

+ Jejum desejável de 4 horas.

+ Jejum não obrigatório. + Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente

+ Informar se o paciente é exposto. PROCEDIMENTO: + Lavar as mãos e genitália antes da coleta. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Colher o jato médio da urina com retenção de 4 horas entre as micções. + Colher urina de final de jornada de trabalho. Recomenda-se evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

+ O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta da amostra sem ingerir os alimentos abaixo relacionados, pois interferem no resultado: abacate, abacaxi, ameixa, banana, berinjela, pickles, nozes, tomate. + Informar medicamentos em uso, volume, horário inicial e final da coleta, dosagem, dia ehora da ultima dose. + Alguns medicamentos podem interferir, e o médico deve estar ciente do uso e somente ele pode suspendê-lo: Acetaminofen, Ácido Acético, ácido Dehidroxifenilacetico, Ácido Gentisico, Ácido Homogentisico, Fenotiazinas, Formaldeído, Imipramina, Isoniazida, Inibidores da Mao, L-Dopa, (Levodopa) Metil Dopa, Morfina, Naproxifeno, Salicilatos, Xaropes para tosse com gliceril guacolato. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deverá manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

+ Jejum obrigatório de 8 horas.

+ Informar horário inicial e final da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

+ Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

INSTRUÇÕES + O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias. + Colher em frasco protegido da luz (âmbar) e manter a urina refrigerada durante todo o procedimento de coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame e, idealmente, devem colher a amostra fora do período da menstruação.

INSTRUÇÕES + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco protegido da luz (âmbar). + O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório. Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora. + O horário de coleta não é crítico desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo sem afastamento maior que 4 dias. + Informar se a urina é de início ou final de jornada. + Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas 48 horas que antecedem o exame e, idealmente, devem colher a amostra fora do período da menstruação.

INSTRUÇÕES +Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. + Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. +Colher urina ao final do último dia da jornada de trabalho da semana. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

+ Jejum obrigatório de 12 horas.

INSTRUÇÕES + Informar se é urina início ou final de jornada, quando for exposição ocupacional. + Se a amostra for pós jornada de trabalho, colher amostra ao final do último dia de trabalho da semana. + Evitar colher após a primeira jornada (dia) de trabalho da semana. + Como a maior parte do metabólito é excretada nas 4 horas seguintes ao final da jornada de trabalho, recomenda-se, quando possível, a coleta da urina durante este período de 4 horas pós-exposição. + Evitar fatores interferentes (dieta ou medicamentos conforme orientação médica) 1 dia antes da coleta: frutas (ameixa, pêssego), grãos verdes de café, alimentos e bebidas conservados com benzoatos (refrigerantes, margarinas, mostarda, ketchup, alguns tipos de pães, alguns tipos de sucos de frutas industrializadas), consumo de álcool, antidepressivos IMAO (exemplo: isocarboxazida), femprobamato, dietilpropriona.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina. + O paciente não deve estar em uso de medicamentos como aspirina, L- dopa e ácido ascórbico. Verificar com o médico se é possível suspender a medicação por 3 dias antes da coleta. Caso não seja possível informar o uso.

INSTRUÇÕES + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. + O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem Ingerir ou utilizar: Álcool, fumo, refrigerantes com coca, café e chá. + O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos, conforme orientação do médico : descongestionantes nasais, brocodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiran, reserpina, piridoxina e levodopa. + A suspensão ou não de medicamentos é critério exclusivo do médico. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deverá manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Evitar exercício físico antes da coleta do exame.

INSTRUÇÕES + Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. + Colher amostra de urina ao final do último dia de jornada de trabalho da semana. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Informar se é urina início ou final de jornada quando for exposição ocupacional. + Se a amostra for pós jornada de trabalho, colher amostra ao final do último dia de trabalho da semana. + Evitar colher após a primeira jornada de trabalho da semana. + A ingestão de álcool inibe a biotransformação dos Xilenos e diminui a excreção urinária do Ácido Metil Hipúrico. + A biotransformação do xileno a ácido metil-hipúrico é inibida na presença de ácido acetil salicílico (Aspirina). + A exposição concomitante ao xileno e à metiletilcetona pode resultar em inibição de enzimas envolvidas no metabolismo do hidrocarboneto.

QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso. + Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta. INSTRUÇÕES + Dieta: Evitar limão, abacaxi, morango, gelatina, acerola, laranja, espinafre, tomate, leite e derivados. + Evitar qualquer alimento ou medicamento que contenha Vitamina C 48 horas antes e durante a coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES +Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina.

CONDIÇÕES Urina ao final da jornada de trabalho. INSTRUÇÕES + Próximo aos dias da coleta, manter dieta isenta de alimentos que contenham Ácido Sórbico (Sorbato) em sua composição. + Coletar a partir do 3º dia seguido de exposição ao Benzeno.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Refrigerá-la desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerada.

+ Jejum alimentar obrigatório de 8 horas. + Intervalo máximo entre mamadas para lactantes. + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. INSTRUÇÕES + A coleta deve ser realizada antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

QUESTIONÁRIO Informar volume, horário inicial e final da coleta, medicamentos em uso, dosagem, dia, hora da última dose e peso do paciente. INSTRUÇÕES Dieta e orientações: + O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes alimentos interferem no resultado: Fumo, café, chá, refrigerantes com cola. + O cliente deverá manter sua rotina diária evitando fazer esforço físico durante a coleta. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Informar horário inicial e final da coleta, peso, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. + Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo. A suspensão, assim como o seu período, fica exclusivamente a critério do médico. + Podem promover aumento do Ácido Vanil Mandelico: alfa- bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta- bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida); nibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH). + Podem promover diminuição do Ácido Vanil Mandélico: anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); antipsicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).

+ Jejum obrigatório de 12 horas.

+ Jejum obrigatório de 12 horas para adultos. + Jejum de 4 horas para lactentes. INSTRUÇÕES + Evitar ingestão de bebidas alcoólicas 24 horas antes da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

+ Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

INSTRUÇÕES + Preencher questionario de Informações Complementares para Erros Inatos de Metabolismo. + Estas informações sao imprescindiveis para a interpretação dos dados e realização do exame. + Cuidados a serem tomados antes da coleta: Assepsia masculina: + Lavar as mãos com agua e sabão; + Fazer a limpeza da regiao genital com agua e sabao e enxugar utilizando gaze ou toalha limpa. Assepsia feminina: + Lavar as maos com agua e sabao; + Fazer a higiene da regiao genital com agua e sabao (e importante que residuos de pos, pomadas e cremes eventualmente utilizados sejam totalmente removidos); + Enxugar utilizando gaze ou toalha limpa; + Na medida do possivel, deve-se evitar a coleta de urina durante o periodo menstrual. + Identificar o frasco com o nome e data da coleta; + Iniciar a miccao desprezando o primeiro jato de urina no vaso sanitario; + Coletar ate 1/3 do frasco e desprezar o restante da urina; + Fechar bem o frasco de coleta e encaminhar ao laboratorio em um prazo de duas horas, mantendo a amostra em local fresco. Coleta infantil (Saco coletor): + Para a coleta, devem ser tomados os mesmos cuidados de assepsia; + Seguir as instrucoes do saco coletor, tomando cuidado para que o mesmo esteja bem adesivado, evitando contato com material fecal e vazamento de urina; + O saco coletor deve ser trocado apos cada miccao ate atingir o volume necessario; + Todo o volume urinario colhido no saco coletor deve ser passado para um frasco limpo e entregue ao mesmo em um prazo de duas horas, mantendo a amostra em um local fresco.

TEMPO DE JEJUM + Recém-nascidos: intervalo entre as mamadas. + 01 mês a 01 ano: 4 horas de jejum. + 01 ano a 05 anos: 6 horas de jejum. + Acima de 05 anos: 12 horas de jejum. QUESTIONÁRIO + Relatar os medicamentos em uso e se paciente está em dieta especial. INSTRUÇÕES + O exame pode ser realizado em pacientes de todas as idades, mesmo sendo a amostra coletada em papel filtro.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso.

Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

JEJUM NÃO OBRIGATÓRIO

TEMPO DE JEJUM +Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica. QUESTIONÁRIO + Informar se foi orientado a dosagem após sobrecarga ou restrição de sal. + Informar medicamentos em uso (pressão/diuréticos). INSTRUÇÕES + Repouso de 5 a 15 minutos sentado ou conforme orientação Medicamentos: + A critério médico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os anti-inflamatórios não esteróides, anti-hipertensivos (beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazídicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores do canal de cálcio. A espironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta. CONSERVAÇÃO

QUESTIONÁRIO + Informar volume urinário, horário inicial e final da coleta. + Informar se foi orientado a dosagem após sobrecarga ou restrição de sal. + Informar medicamentos em uso (pressão/diuréticos). + Se criança ate 10 anos informar peso e altura. INSTRUÇÕES + Dieta conforme orientação médica. + Medicamentos a critério medico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os antiinflamatórios não esteróides, anti-hipertensivos (betabloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazídicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores docanal de cálcio. A spironolactona deve ser suspensa 6 semanas antes da coleta. + A amostra deve ser conservada acidificada e refrigerada desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não e necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação medica. + Se criança ate 10 anos, informar peso e altura.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INTERFERENTES + Uso de laxantes, supositórios, contrastes ou de substâncias digestivas. INSTRUÇÕES + Não é necessario dieta. + Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. + Evitar o uso de laxantes, substâncias digestivas, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. + Defecar em vasilhame limpo e seco, próprio para coleta de fezes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO + Se grávida, informar tempo de gestação.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas QUESTIONÁRIO + Informar dados clínicos, data e horário da coleta. INSTRUÇÕES + Exame colhido somente de 2ª a 4ª feira. Não deve ser colhido e enviado nos feriados ou em vésperas de feriados.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar se é exposto ocupacionalmente. + Informar se faz uso de algum medicamento que contenha alumínio em sua composição. + Informar se o paciente faz hemodiálise.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta. + Colher em frasco desmineralizado, preferencialmente no laboratório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

QUESTIONÁRIO Informar peso, altura e tempo de coleta (em horas). INSTRUÇÕES DE COLETA + Refrigerar a urina desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Coletar a amostra de sangue no mesmo dia do término da coleta de urina. + Entregar a urina no laboratório no mesmo dia em que terminar a coleta.

TEMPO DE JEJUM +Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum de 12 horas. QUESTIONÁRIO + Informar medicamento em uso e suspeita clínica. INSTRUÇÕES + Podem interferir no ensaio: ácido ascórbico, aspartame, aspirina, sulfametoxazol +trimetoprima, anticonceptivos orais, glicose, indometacina, insulina, progesterona, testoterona, valproato, gravidez, infecções agudas, diabetes e traumatimos. + Avaliar com o médico solicitante a suspensão do uso da medicação.

INSTRUÇÕES + Colher primeira urina da manhã ou após retenção urinária mínima de 4 horas. + Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio. + Alguns medicamentos podem interferir na realização do exame: ácido ascórbico, aspartame,aspirina, bactrim e associados, contraceptivos orais, glicose, indometacina, progesterona,testosterona e valproato. Avaliar com o médico solicitante a suspensão do uso da medicação.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar uso de medicamentos e horário da última dose. INSTRUÇÕES + Colher 12 horas após a última dose do medicamento.

INSTRUÇÃO DE COLETA PASSO 1 * O exame deverá ser realizado no período de 24 horas. * Ao acordar o paciente deverá dar início a contagem das 24 horas. PASSO 2 * Iniciara coleta a partir da 2ª (segunda ) urina. Deverão ser coletadas em frascos limpos de boca larga. * Os frascos deverão ser acondicionados durante o período da coleta, sob refrigeração. * O exame terá seu término no dia seguinte, no horário com a primeira urina do dia, que deverá ser coletada. * Esta urina deverá ser toda coletada isoladamente caso exista solicitação de exame EAS. * Não deve ser misturada ao material de 24 horas. OBS: NÃO SE DEVE DEIXAR DE COLETAR NENHUMA DURANTE AS 24 HORAS MARCADA, CASO CONTRÁRIO O EXAME TERÁ QUE SER REPETIDO. FRASCOS QUE PODEM SER UTILIZADO: GARRAFA PET DE AGUA DE 2 LITROS LIMPOS. * Não fazer esforço físico durante a coleta. * Não mudar sua rotina diária. * Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas. INSTRUÇÕES + O cliente deve informar os medicamentos utilizados nos ultimos sete dias, especialmente o tipo de heparina debaixo peso molecular (Clexane, Fraxiparina ou Fragmin). + A coleta deve ser realizada de 3 horas e meia a 4 horas apos a administracao da heparina de baixo peso molecular.

INSTRUÇÕES EQUIVALE: . Anticoagulante Lupico . Cardiolipina IgG, auto anticorpos . Cardiolipina IgM, auto anticorpos

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar se está em uso de anticoagulantes e qual a dosagem. INSTRUÇÕES + Informar se esta em uso de anticoagulantes e qual a dosagem.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM - Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM +Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. INSTRUÇÕES + Informar se a amostra biológica colhida é pré ou pós vacina. + Exame destinado à avaliação humoral antes e após a administração de vacinas pneumocócicas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo máximo entre as mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

Instruções de Preparo - Não é necessário jejum ou cuidados especiais(VGKC)

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

CONDIÇÕES + Soro + Líquor. TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

INSTRUÇÕES + Colher antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. + Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Não utilizar quimioterápicos durante 7 dias que antecedem o exame. A suspensão fica exclusivamente a critério do médico.

ANTIGENOS PESQUISADOS: + HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B, STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO A, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO C, NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO B E ESCHERICHIA COLI K1, STREPTOCOCCUS B E NEISSERIA MENINGITIDIS GRUPO Y/W 135.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar uso de anticoagulantes e qual a dosagem. INSTRUÇÕES + É desejável que o paciente não esteja usando anticoagulante oral por pelo menos 4 semanas e heparina por 48 horas. + A suspensão de qualquer medicação deverá ser feita sob a autorização do médico responsável pelo paciente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

INSTRUÇÕES + Dieta: durante 3 dias que antecedem a coleta da amostra, recomenda-se não ingerir frutos do mar. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme, lavar as mãos e a genitália antes de colher. + Recomenda-se colher o material no início ou final da última jornada semanal de trabalho. + Recomenda-se iniciar a monitorização após 6 meses de exposição. + Especificar o tipo de urina enviada (se início ou final da jornada de trabalho).

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Dieta: durante 3 dias que antecedem a coleta da amostra, recomenda-se não ingerir frutos do mar. COLETA + Não colher em local de trabalho. + Lavar o local da punção antes da coleta para eliminar resíduos de metal na pele.

Jejum obrigatório de 8 horas. Intervalo máximo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

COLHER 1 AMOSTRA A CADA DIA(1ª URINA DA MANHA)

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Esvaziar a bexiga, beber 1 copo grande de água (mínimo de 250 mL) e coletar a urina dentro de 1 hora.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso.

Preparo do paciente: * Jejum mínimo de 4 horas antes da coleta *No caso de cliente menor de 18 anos, somente poderá ser realizado com pedido médico, pedido de enfermeiro (reter cópia da prescrição) ou presença dos pais (representantes legais). - A falta de informações no questionário de ANAMNESE implica na realização do exame como suspeita de gravidez. - Ideal realizar o exame após 2 dias de atraso menstrual, caso o teste seja realizado quando há suspeita de gravidez. - Para realização do exame é necessário a cliente apresentar um documento com foto e assinatura e o preenchimento do termo de responsabilidade. DOCUMENTO COM FOTO TAIS COMO: 1. RG 2. CARTEIRA DE TRABALHO 3. PASSAPORTE 4. CARTEIRA PROFISSIONAL.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Pedido médico obrigatório para a realização do exame (verificar o carimbo e assinatura) + O exame estara sujeito a remarcacao devido a sua complexidade: descalcificacao; novos cortes ; aprofundamento de cortes; colorações especiais ; informes clinicos basicos ou adicionais; estudo e pesquisa diante de casos nao usuais.

INSTRUÇÕES + Pedido médico obrigatório para a realização do exame (verificar o carimbo e assinatura) + O exame estara sujeito a remarcacao devido a sua complexidade: descalcificacao; novos cortes ; aprofundamento de cortes; colorações especiais ; informes clinicos basicos ou adicionais; estudo e pesquisa diante de casos nao usuais.

INSTRUÇÕES + Pedido médico obrigatório para a realização do exame (verificar o carimbo e assinatura) + O exame estara sujeito a remarcacao devido a sua complexidade: descalcificacao; novos cortes ; aprofundamento de cortes; colorações especiais ; informes clinicos basicos ou adicionais; estudo e pesquisa diante de casos nao usuais.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Exame colhido somente de 2ª a 4ª feira. Não deve ser colhido e enviado nos feriados ou em vésperas de feriados.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Coleta realizada somente de 2ª a 5ª feira. Não coletamos nos feriados e vésperas de feriados.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum de 8 horas. INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no período da manhã.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

INSTRUÇÕES + Este exame deve ser utilizado quando solicitado especificamente cadeia leve livre de lambda e kappa.

INSTRUÇÕES + Refrigerar a urina desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. COLETA + Ao receber o material verificar o volume urinário total: + Até 04 anos: questionar volume > 500 mL. + 05 a 09 anos: questionar volume > 700 mL. + 10 a 14 anos: questionar volume > 1000 mL. + maiores de 15 anos: questionar volume > 2500 mL ou < 500 mL. + Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes. + Atenção: se criança até 10 anos, informar peso e altura.

INSTRUÇÕES + Não colher o sangue em local de trabalho. + Informar se o paciente é fumante.

QUESTIONÁRIO + Informar se paciente é fumante. + Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente. INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Urina início ou final de jornada de trabalho. . + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.

TEMPO DE JEJUM - Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO +Já realizou cirurgia da tireóide? + Ha quanto tempo atrás? + Mais alguém na familia esta fazendo esse exame ou já cirurgia da tireóide?

TEMPO DE JEJUM + Adultos: Jejum obrigatório de 8 horas. + Crianças: Jejum obrigatório de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica. + Intervalo entre mamadas para lactentes. QUESTIONÁRIO Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. INSTRUÇÕES + A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. + Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita pelo menos 12 horas após a medicação.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar se paciente é fumante e quantos cigarros fuma ao dia. + Informar se é exposto ocupacionalmente ao diclorometano. INSTRUÇÕES + Recomenda-se coletar material ao final de jornada de trabalho. + Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo de mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções de preparo: + Jejum aconselhável de 4 horas. + Pacientes que receberam transfusão sanguínea devem esperar um prazo de 60 dias para coletar este exame. + Anti-inflamatórios e antibióticos podem interferir no crescimento celular, gerando baixo índice mitótico em culturas. Cabe ao médico a decisão de suspender ou não o uso do medicamento.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo. A suspensão, assim como o seu período, fica exclusivamente a critério do médico. + Podem promover aumento de catecolaminas: alfa- bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta- bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida); inibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH). + Podem promover diminuição de catecolaminas: anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); antipsicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).

INSTRUÇÕES + O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a coleta sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes alimentos interferem no resultado: fumo, café, chá, refrigerantes com cola. + O cliente deverá manter sua rotina diária evitando fazer esforço físico durante a coleta. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Informar horário inicial e final da coleta, peso, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. + Caso o cliente faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo, deve entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo. A suspensão, assim como o seu período, fica exclusivamente a critério do médico. Podem promover aumento de catecolaminas: alfa- bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); antihistamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); antipsicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta- bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (fenodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina-like (L-dopa, epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidrocloroatiazida, furosemida); inibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (albuterol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH). + Podem promover diminuição de catecolaminas: anti-hipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); antipsicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Este exame deve ser realizado na fase aguda da viremia. + Após este período, devido à diminuiçao da viremia, pode ocorrer a não detecção de cópias virais, impossibilitando a detecção do vírus.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + O material colhido em urina primeiro jato apresenta melhor sensibilidade do que a urina jato médio, porém pode ser realizado em urina jato médio se especificado pelo médico. + Urina 1º jato: colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, e coletar o 1º jato de urina em tubo de transporte de urina. + Urina jato médio: colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horasentre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio.

INSTRUÇÕES Coleta uretral: + Colher preferencialmente pela manhã sem urinar, ou com retenção urinária de 4 horas. Coleta de secreção endocervical: + A paciente não deverá ter feito ducha vaginal nas 24 horas anteriores ao exame; + Não fazer uso de desinfetantes ou medicações tópicas (caso estiver, aguardar 48 horas após o término); + Não manter relação sexual nas últimas 24 horas anteriores ao exame; + Não deve ter feito exame ginecológico com o uso de iodo ou ácido acético nas últimas 24 horas; + Não estar menstruada (caso estiver, aguardar 48 horas após o término da menstruação).

INSTRUÇÕES + O horario e dieta para coleta não são críticos desde que o trabalhador esteja em trabalho continuo nas ultimas 4 semanas, sem afastamento maior que 4 dias. + Questionar se o paciente esta em uso de agentes quelantes. + Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente.

QUESTIONÁRIO + Informar se o paciente está em uso de agentes quelantes. + Informar se o paciente é exposto ocupacionalmente INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta. + Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta. + Especificar tipo de urina colhida, se início ou final de jornada. + Recomenda-se coletar amostra de final de jornada.

QUESTIONÁRIO Informar se está tomando medicamentos de nome Sandimun , Sigmasporim ou outros medicamentos. que contenha Ciclosporina em sua fórmula. Informar qual a dosagem diária total e em qual horário tomou o último comprimido. INSTRUÇÕES - Colher antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

QUESTIONÁRIO + Se criança ate 10 anos, informar peso e altura. INSTRUÇÕES + Manter a urina em local fresco durante a coleta. + Não fazer esforco físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene local com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato e coletar o jato do meio. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina.

+ O Pedido médico é obrigatório para a realização de exames de citologia.

INSTRUÇÕES + O Pedido médico é obrigatório para a realização de exames de citologia.

INSTRUÇÕES + A coleta de escarro deve ser realizada em casa (não é colhida nas dependências do Laboratório). + Colher preferencialmente de manhã ao se levantar, antes da higiene oral e do desjejum. + Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. + Fazer várias vezes inspirações profundas e tossir várias vezes procurando obter o material do fundo do peito. Recolher este material no frasco fornecido pelo laboratório, fechando-o logo após a coleta. + É muito importante que o escarro não seja confundido com saliva ou com material do nariz. + Enviar o mais rápido possível, para o Laboratório.

INSTRUÇÃO DE COLETA * Fazer o exame 5 (cinco) dias depois da menstruação; * Evitar relações sexuais 3 (três) dias antes do exame; * Não fazer uso de ducha vaginal 2 (dois) dias antes do exame; * Evitar creme vaginal 7 (sete) dias antes do exame. Obs: O exame de preventivo evita o Cancêr do Colo Uterino e deverá ser feito pelo menos uma vez por ano. Fazer o preventivo só não basta. Você deverá retornar ao médico para avaliaçãodo resultado e assim seguir as orientações prestadas.

INSTRUÇÃO DE COLETA * Fazer o exame 5 (cinco) dias depois da menstruação; * Evitar relações sexuais 3 (três) dias antes do exame; * Não fazer uso de ducha vaginal 2 (dois) dias antes do exame; * Evitar creme vaginal 7 (sete) dias antes do exame. Obs: O exame de preventivo evita o Cancêr do Colo Uterino e deverá ser feito pelo menos uma vez por ano. Fazer o preventivo só não basta. Você deverá retornar ao médico para avaliaçãodo resultado e assim seguir as orientações prestadas.

+ Os líquidos corporais (líquido pleural, líquido ascítico ou peritoneal, líquido sinovial, líquido pericárdico, líquido amniótico), punções de coleções superficiais, punção de órgãos e punção de lesões císticas, não são colhidos no laboratório, é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório, porém amostras com lipemia acentuada podem interferir na realização do exame. Recoleta para confirmação de resultado será necessária nesta situações.. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM Intervalo máximo entre as mamadas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório, porém amostras com lipemia acentuada podem interferir na realização do exame. Recoleta para confirmação de resultado será necessária nesta situações.. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar se esta grávida e se já fez o exame anteriormente.

Cliente deverá informar peso e altura atualizados no momento do atendimento. + DEVERA COLHER O SANGUE PARA DOSAR A CREATININA.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da ultima dose.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da ultima dose. INSTRUÇÕES + Colher antes da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. + Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório ou conforme orientação médica. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose. INSTRUÇÕES + A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

QUESTIONÁRIO + Informar o horário inicial e final da coleta. INSTRUÇÕES + Refrigerar a urina desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

VOLUME RECOMENDÁVEL 4 gramas. QUESTIONÁRIO + Informar se cliente está em uso de antibiótico? + Informar se cliente está internado? INSTRUÇÕES + Manter as fezes refrigeradas em casa e transportar ao laboratório o mais rápido possível. + Usar laxativos somente quando houver orientação médica. + Não é necessário jejum ou cuidados especiais. + Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica. + Coletar as fezes em vasilhame limpo e seco, de modo que complete aproximadamente ½ (meio) frasco. Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.

Preparo do paciente: * NÃO NECESSITA DE JEJUM ANAMNESE 1. Qual o motivo para a realização do exame? 2. Este é um exame usado para diagnosticar problemas de sangramento excessivo antes do pré-operatório. Vai fazer alguma cirurgia? 3. Toma algum medicamento anticoagulante? AAS, Marevan, dipirona, vitamina C? 4. Têm sangramentos gengivais ou em outro local? 5. Tem histórico de alguma doença no sistema da coagulação como hemorragias, sangramentos, hemofilia, púrpura trombocitopênica trombótica, doença de Von Willebrand, trombastenia de Glanzmann e síndrome de Bernard-Soulier, púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopência trombótica, síndrome hemolítico urêmica, anemia aplásica e leucemias.

INSTRUÇÕES + Refrigerar durante todo o procedimento de coleta. + Não colher em local de trabalho. + Retirar a roupa ou uniforme contaminado antes da coleta. + Lavar as mãos e genitália antes de cada coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar se é exposto ocupacionalmente. + Informar se faz uso de algum medicamento. + Informar se há suspeita da Doença de Wilson. + Informar se a paciente é gestante.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório 8 a 12 horas ou conforme orientação médica. INSTRUÇÕES + É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.

JEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório 8 a 12 horas ou conforme orientação médica. INSTRUÇÕES + É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório 8 a 12 horas ou conforme orientação médica. INSTRUÇÕES + É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.

JTEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório 8 a 12 horas ou conforme orientação médica. INSTRUÇÕES + É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

PROCEDIMENTO DE DIETA PARA COLETA DE SANGUE OCULTO Condições de dieta do paciente: A pesquisa de sangue oculto nas fezes deve ser uma rigorosa dieta alimentar de 3 (três) dias. 1. Não ingerir carne vermelha, rabanetes, nabo, couve flor e brócolis. 2. Verificar medicamentos em uso: 3. Medicamentos que podem causar sangramento gastrointestinal devem ter o seu uso suspenso 3 dias antes da coleta conforme orientação médica (o medicamento só pode ser suspenso após orientação médica): aspirina, AAS, anti-inflamatórios não esteróide (ex: diclofenato), anticoagulantes, colchicina, reserpina, vitamina C, iodo, sulfato ferroso, contraste radiológico. 4. Não contaminar fezes com urina. 5. Não coletar fezes no período menstrual e em sangramento devido hemorroidas 6. Não consumir bebidas alcoólicas, nem refrigerantes a base de cola. 7. Material colhido em frascos sem conservantes. 8. Antes de fazer as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. 9. Evitar o uso de laxante, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. 10. Defecar em vasilhame limpo e seco.

PROCEDIMENTO DE DIETA PARA COLETA DE SANGUE OCULTO Condições de dieta do paciente: A pesquisa de sangue oculto nas fezes deve ser uma rigorosa dieta alimentar de 3 (três) dias. 1. Não ingerir carne vermelha, rabanetes, nabo, couve flor e brócolis. 2. Verificar medicamentos em uso: 3. Medicamentos que podem causar sangramento gastrointestinal devem ter o seu uso suspenso 3 dias antes da coleta conforme orientação médica (o medicamento só pode ser suspenso após orientação médica): aspirina, AAS, anti-inflamatórios não esteróide (ex: diclofenato), anticoagulantes, colchicina, reserpina, vitamina C, iodo, sulfato ferroso, contraste radiológico. 4. Não contaminar fezes com urina. 5. Não coletar fezes no período menstrual e em sangramento devido hemorroidas 6. Não consumir bebidas alcoólicas, nem refrigerantes a base de cola. 7. Material colhido em frascos sem conservantes. 8. Antes de fazer as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. 9. Evitar o uso de laxante, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta. 10. Defecar em vasilhame limpo e seco.

INSTRUÇÕES: + Colher em frasco âmbar ou protegido da luz. + Não fazer esforco físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. + Se mulher, informar uso de anticoncepcional. INTERFERENTES + Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. + Se mulher, informar uso de anticoncepcional. INTERFERENTES + Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. + Se mulher, informar uso de anticoncepcional. INTERFERENTES + Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. + Se mulher, informar uso de anticoncepcional. INTERFERENTES + Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

TEMPO DE JEJUM: + Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica

INSTRUÇÕES: + Não fazer esforco físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. + Se mulher, informar uso de anticoncepcional. INTERFERENTES + Cetoconazol inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

INSTRUÇÃO DE COLETA: + Paciente em reposição hormonal precisam suspender o tratamento por 24 horas antes de iniciar a coleta da salivar; + Mulheres que menstruam, realizar a coleta da saliva preferencialmente no 21° dia após o início da mestruação ou entre o 1° ao 14º dia do ciclo; + No dia da coleta não realizar exercícios físicos intensos (musculação, exercício aeóbicos); + Ao despertar há uma tolerância de até 50 minutos para a coleta da amostra desde que permaneça deitado(a) até o momento da coleta (as demais amostras não necessitam de repouso); + Mulheres, não usar batom na hora da coleta; + Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água); + A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou pontencial; + Evitar escovar os dentes pelo menos 02 horas antes da coleta para evitar sangramento gengival; + Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo); + O tubo pode ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração. No entanto, em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se a refrigeração da amostra entre 2 a 8°C (porta da geladeira) até o dia do envio para o laboratório.

INSTRUÇÃO DE COLETA: + Paciente em reposição hormonal precisam suspender o tratamento por 24 horas antes de iniciar a coleta da salivar; + Mulheres que menstruam, realizar a coleta da saliva preferencialmente no 21° dia após o início da mestruação ou entre o 1° ao 14º dia do ciclo; + No dia da coleta não realizar exercícios físicos intensos (musculação, exercício aeóbicos); + Ao despertar há uma tolerância de até 50 minutos para a coleta da amostra desde que permaneça deitado(a) até o momento da coleta (as demais amostras não necessitam de repouso); + Mulheres, não usar batom na hora da coleta; + Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água); + A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou pontencial; + Evitar escovar os dentes pelo menos 02 horas antes da coleta para evitar sangramento gengival; + Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo); + O tubo pode ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração. No entanto, em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se a refrigeração da amostra entre 2 a 8°C (porta da geladeira) até o dia do envio para o laboratório.

INSTRUÇÃO DE COLETA + A amostra de saliva tem de ser colhida com um dispositivo Salivette. + Não utilize frascos com ácido cítrico. + Retire o cotonete de colheita do respectivo tubo e mastigue cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva. + Coloque novamente o cotonete no respectivo tubo e tape-o. Nota: o paciente precisa evitar a ingestão de alimentos ou bebidas, no mínimo uma hora antes da coleta, sendo permitido somente água. A escovação é permitida até duas horas antes da realização da coleta, evitando que o sangramento gengival interfira na amostra de saliva.

INSTRUÇÃO DE COLETA + A amostra de saliva tem de ser colhida com um dispositivo Salivette. + Não utilize frascos com ácido cítrico. + Retire o cotonete de colheita do respectivo tubo e mastigue cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva. + Coloque novamente o cotonete no respectivo tubo e tape-o. Nota: o paciente precisa evitar a ingestão de alimentos ou bebidas, no mínimo uma hora antes da coleta, sendo permitido somente água. A escovação é permitida até duas horas antes da realização da coleta, evitando que o sangramento gengival interfira na amostra de saliva.

INSTRUÇÃO DE COLETA + A amostra de saliva tem de ser colhida com um dispositivo Salivette. + Não utilize frascos com ácido cítrico. + Retire o cotonete de colheita do respectivo tubo e mastigue cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva. + Coloque novamente o cotonete no respectivo tubo e tape-o. Nota: o paciente precisa evitar a ingestão de alimentos ou bebidas, no mínimo uma hora antes da coleta, sendo permitido somente água. A escovação é permitida até duas horas antes da realização da coleta, evitando que o sangramento gengival interfira na amostra de saliva.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Evitar exercícios físicos intensos por 07 dias antes da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

INSTRUÇÕES + Urina recente (jato médio da 1ª urina da manhã). + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

Instruções + Colher preferentemente do 3º ao 30º dia após o nascimento. O ideal é que a coleta após o 30º dia e principalmente após o 90º dia de vida seja feita em plasma, para cromatografia quantitativa de aminoácidos (IAMINO/S). + A coleta antes do 3º dia de vida é realizada apenas com a solicitação médica.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Entregar a urina no laboratório até 2 horas após a coleta. Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme de trabalho antes da coleta. + Informar se faz uso de algum medicamento. + Informar se está exposto ocupacionalmente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. QUESTIONÁRIO + Informar se é exposto ocupacionalmente. + Informar se faz uso de algum medicamento.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Caso o cliente faça uso contínuo de medicamentos "Inibidores da bomba de prótons", geralmente utilizados no tratamento de úlceras gastrointestinais, deve-se entrar em contato com o médico assistente para avaliar a suspensão do mesmo, pois pode haver alterações na determinação sérica da cromogranina A. A suspensão, assim como o seu período fica exclusivamente a critério do médico.

INSTRUÇÕES DE COLETA: - Evitar manter relações sexuais na noite anterior a coleta. Colher preferencialmente a primeira urina da manha. Usar frasco estéril. Realizar a higienização da genitália com água e sabão neutro. - Nas mulheres , lavar e secar sempre de frente para trás. Nos homens lavar retraindo o prepúcio para uma adequada limpeza do meato uretral. - Desprezar o primeiro jato e, sem interromper a micção, COLHER O JATO MÉDIO sem encostar o frasco de coleta na região genital. - Abrir o frasco imediatamente antes da coleta. Não encher o frasco até a borda. Desprezar também o jato final. Somente usar frascos novos e estéreis. - Pode-se colher amostras de urina sem definição de jato médio em situações onde não é possível desprezar o primeiro jato, como por exemplo no caso de crianças que colhem com o uso do coletor e amostras colhidas com sonda. - No caso de crianças que necessitam do uso de coletor, o mesmo deve ser colocado após higienização adequada, e deverá ser trocado de 30 em 30 minutos, até que a criança urine. Repetir a higienização quando for trocar o coletor. - A AMOSTRA DEVE SER LEVADA AO LABORATÓRIO EM ATÉ 01 HORA E ATE 2 HORAS SE MANTIDA REFRIGERADA. Informar se fez uso de antibióticos nos últimos 7 dias e se apresenta sintomas de infecção urinária.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação medica. + O exame é realizado somente pela manhã. + Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede? 11. Qual o peso e altura do paciente? 12. Usa algum dos medicamentos abaixo?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação medica. + O exame é realizado somente pela manhã. + Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação medica. + O exame é realizado somente pela manhã. + Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação medica. + O exame é realizado somente pela manhã. + Durante o exame, é necessário que o paciente permaneça sentado e não fume. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede? 11. Qual o peso e altura do paciente? 12. Usa algum dos medicamentos abaixo?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orienANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?tação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

ANAMNESE: 1. O paciente é diabético? 2. Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? 3. Há quanto tempo detectou a doença? 4. Quais os medicamentos para diabetes que toma? 5. Quanto tempo tomou a última dose? 6. Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? 7. Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? 8. Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? 9. Costuma urinar em grande volume? 10. Sente muita sede?

O paciente deve tomar a medicacao antes da coleta, essa medicacao tem que ser solicitada pelos bioquimicos, pois a mesma vem de fora. TEMPO DE JEJUM - Adulto : jejum obrigatório de 8 horas. - Criança: jejum obrigatório de 4 horas.

Instruções de preparo +Jejum aconselhável de 4 horas. Anotar uso de medicamento, principalmente corticosteroide.

INSTRUÇÕES + Não realizamos a coleta do material pois trata-se de um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

INSTRUÇÕES + Este exame deverá ser realizado preferencialmente nos primeiros 5 dias de evolução dos sintomas clínicos. + Após este período, devido à diminuição da viremia, pode ocorrer a não detecção de cópias virais, impossibilitando a tipagem do vírus.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação médica. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da ultima dose.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. + Coletar antes da próxima dose do medicamento, observando o mínimo de seis horas após a última dose ou conforme orientação médica.

Instruções de preparo +Jejum aconselhável de 4 horas

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

condicao: urina recente deve ser colhida no laboratorio

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: + SUPOSTO PAI, MÃE E RESPONSÃVEL LEGAL RG, CPF E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ORIGINAL E CÓPIA LEGÍIVEL) FILHO(A) MENOR RG OU CERTIDÃO DE NASCIMENTO E CONPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ORIGINAL E CÓPIA LEGÍIVEL) TEMPO DE JEJUM - Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Não obrigatório.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA + Obrigatória cópia do documento de identificação com foto e assinatura de cada envolvido com a apresentação do original no momento da coleta. + No caso de menores de idade serão aceitas certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (quando a criança não for registrada). Não serão aceitas declarações de hospitais, carteiras de vacinação, etc. + Para coletas em que o filho for menor de idade é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação (cópia e original) com foto e assinatura no momento da coleta. + Certidão de Óbito do reconstruído ou declaração do suposto pai autorizando a realização do exame com assinatura reconhecida em cartório ou emitida pelo consulado, caso o suposto pai se encontre fora do Brasil.

INSTRUÇÃO DE COLETA + Reconstrução R38: exame de Investigação de Paternidade realizado na ausência do suposto pai, do qual participa filho (a) requerente masculino, e um irmão do reconstruído masculino(suposto tio). + Documentação: Obrigatória cópia de documento de identificação com foto e assinatura de cada envolvido com a apresentação do original no momento da coleta. + No caso de menores de idade serão aceitas certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (quando a criança não for registrada). Não serão aceitas declarações de hospitais, carteiras de vacinação, etc. + Para coletas em que houver participantes menores de idade é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação (cópia e original) com foto e assinatura no momento da coleta. + Certidão de Óbito do reconstruído ou declaração do suposto pai autorizando a realização do exame com assinatura reconhecida em cartório ou emitida pelo consulado, caso o suposto pai se encontre fora do Brasil. + Os irmãos do reconstruído precisam obrigatoriamente ser filhos da mesma mãe e do mesmo pai do reconstruído. + Informar se existe a possibilidade de algum parente do suposto pai ser o pai da criança. TEMPO DE JEJUM - Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÃO DE COLETA + Reconstrução R41: exame de Investigação de Paternidade realizado na ausência do suposto pai, do qual participa mãe, filho (a) requerente e um irmão do reconstruído(suposto tio). + Documentação: Obrigatória cópia do documento de identificação com foto e assinatura de cada envolvido com a apresentação do original no momento da coleta. + No caso de menores de idade serão aceitas certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (quando a criança não for registrada). Não serão aceitas declarações de hospitais, carteiras de vacinação, etc. + Para coletas em que a mãe e/ou suposto pai forem menores de idade é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação (cópia e original) com foto e assinatura no momento da coleta. + Certidão de Óbito do reconstruído ou declaração do suposto pai autorizando a realização do exame com assinatura reconhecida em cartório ou emitida pelo consulado, caso o suposto pai se encontre fora do Brasil. + Os irmãos do falecido precisam obrigatoriamente ser filhos da mesma mãe e do mesmo pai do falecido. + Informar se existe a possibilidade de algum parente do suposto pai ser o pai da criança. TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório INSTRUÇÃO + Documentação: Obrigatória cópia do documento de identificação com foto e assinatura de cada envolvido com a apresentação do original no momento da coleta. + No caso de menores de idade serão aceitas certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (quando a criança não for registrada). Não serão aceitas declarações de hospitais, carteiras de vacinação, etc. + Em casos em que o filho for menor de idade e não for registrado pelo suposto pai ou suposta mãe é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação com foto e assinatura (cópia e original) no momento da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 3 horas. INSTRUÇÕES + O cliente deve manter o horário habitual de tomada do medicamento e fazer o exame até uma hora antes deste horário, a não ser que existam outras orientações do médico assistente. + Em caso de suspeita de intoxicação, a amostra pode ser colhida em qualquer horário e sem jejum.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

INSTRUÇÕES + Refrigerar a urina desde o início da coleta. + Não fazer esforço físico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. + Mulheres: não realizar a coleta de urina durante o período menstrual.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

INSTRUÇÕES +A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Para mulheres: a coleta do sangue deve preferencialmente ser realizada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual, ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Para mulher: Informar mês de gestação. + Informar medicamentos em uso.

Instruções de preparo +Jejum aconselhável de 4 horas

COLETA + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitalia com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

CONDIÇÕES + Sangue Total (EDTA) ou saliva (Swab bucal).

INSTRUÇÕES + A amostra deverá ser, obrigatoriamente, acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico. + A amostra enviada deve conter áreas suficientes e viáveis de tumor.

INTERFERENTES - Biópsia prostática realizada a menos de 30 dias. INSTRUÇÕES - Não realizamos a coleta do material pois trata-se de um procedimento médico. - É necessário também o envio do pedido médico, relatório médico com dados clínicos e laudo anterior do anatomo patológico. - Coleta deve ser realizada em tubo próprio fornecido pelo laboratório. OUTROS LABORATÓRIOS . Para solicitar o kit , seguir o procedimento abaixo: - O cliente entrará em contato com o CRC (Central de Relacionamento Comercial) solicitando o KIT PCA3 (DIMON SYSTEM). - Neste momento, o CRC registra o WF para a CPI que direciona o kit ao cliente via sedex. - IMPORTANTE: O cliente ao entrar em contato com o CRC solicitando o kit, o mesmo deverá ter em mãos o nome do paciente que realizará o exame. - O kit passa a ter um custo de R$ 30,00, caso o laboratório peça o kit e após o recebimento do mesmo, ultrapasse o prazo de 30 dias da solicitação. COLETA - Utilizar somente para coleta deste exame os recipientes contidos no KIT PCA3 (DIMON SYSTEM) fornecido pelo H. Pardini. - Realizar um toque retal localizando a próstata (com 3 estímulos) e imediamente após o estímulo colher de 20 a 30 mL de urina diretamente no frasco do kit. Se for colhido mais de 30 mL não descartar realizar o procedimento com o volume total de urina colhido; - Homogeneizar a urina ( fechar hermeticamente a tampa do pote e verter cinco vezes, não agitar nem utilizar vórtex) para re-suspender as células que tenham assentado no fundo do frasco de coleta de amostra; - Imediatamente após homogeneização da amostra, use a pipeta descartável fornecida no kit para transferir 2,5 mL de urina para o tubo PROGENSA (PCA3) não ultrapassar as linhas de limite (Fill area) no tubo de transporte. Feche a tampa do tubo e verta cinco vezes para misturar a urina com o meio de transporte. Descarte o frasco de coleta e a pipeta. - Não envie tubo quebrado, danificado ou com a tampa de papel alumínio rompida. - O tubo de transporte de urina pode ser mantido congelado. - As amostras devem ser recebidas pelo executor no prazo de até de cinco dias após a coleta.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Não realizar assepsia na genitália utilizando produtos que contenham álcool etílico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.

1- NÃO REALIZAR A COLETA CASO O PACIENTE ESTEJA FAZENDO USO DE : CREMES, LOÇÕES, POMADAS, HIODRATANTES CORPORAIS, SUBSTÂNCIAS OLEOSAS OU GORDUROSAS. 2- CASO O PACIENTE ESTEJA UTILIZANDO ESMALTE DE UNHA, A COLETA NÃO DEVE SER REALIZADA, O PACIENTE DEVERÁ RETIRAR O ESMALTE E RETORNAR AO LABORATÓRIO PARA REALIZAR A COLETA APÓS 5 DIAS. 3- SE O PACIENTE JÁ ESTIVER FAZENDO TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS ANTIFUNGICOS: * MEDICAMENTOS TÓPICOS (PAUSA DE 15 DIAS ANTES DA COLETA) * MEDICAMENTOS SISTÊMICOS (PAUSA DE 30 DIAS ANTES DA COLETA)

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

Jejum obrigatório de 8 horas. Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejavel de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO É obrigatório a informação de dados clínicos do paciente no campo observação, tais como: + Indicação clínica do exame + Paciente em uso de anticoagulante? + O paciente tem história de sangramento? + O paciente tem história familiar de sangramento? + O paciente apresenta alteração no PT e/ou PTTa ?

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. + Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Para coletas realizadas em casa o cliente deve ser informado que o prazo para entregar a urina no laboratório é de 1 hora em temperatura ambiente. + Utilizar frasco limpo e próprio para coleta de urina.

TEMPO DE JEJUM + Intervalo máximo entre as mamadas. QUESTIONÁRIO + Informar o tipo de alimentação recebida pelo recém-nascido , se amamentação convencional, fórmulas infantis ou outro tipo de nutrição, tal como a parenteral, comum em recém-nascidos hospitalizados. INSTRUÇÕES + Colher preferentemente do 3º ao 30º dia após o nascimento e no máximo até o 90º dia. + Colher antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica. Exceção: Para pacientes já diagnosticados com fenilcetonúria e que realizam o exame para acompanhamento pode ser realizado sem limite de idade. + O recém-nascido deve ter uma dieta com um aporte adequado de proteínas/aminoácidosantes da coleta, como por exemplo leite materno livre demanda ou fórmulas infantis para oprimeiro semestre de vida. + Caso o recém-nascido tenha recebido transfusão sanguínea, sugere-se aguardar, no mínimo,10 dias para a coleta do exame ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum alimentar desejável de 4 horas ou conforme orientação do médico. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio. + Não utilizar cremes ou óvulos vaginais nas 24 horas que antecedem a coleta.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Adultos: jejum obrigatório de 8 horas. + Crianças: jejum obrigatório de 4 horas.

Mutações pesquisadas: MUTAÇÕES: 711+1G>T, G85E, L1077P, F508del, 3120+1G>A, Y1092X(C>A), R117C, I336K, 621+1G>T, G551D, R1066C, 1677delTA, 1717-1G>A, R553X, L1065P, R334W, CFTR dele2,3(21kb), 3659delC, W1282X, 3272-26 A>G, 3849+10kb C>T, N1303K, R347H, 1078delT, 2789+5G>A, R560T, R347P, 2183AA>G, 1898+1G>A, R117H, I507del, 2184insA, G542X, R1162X, T338I, 2143delT, região poliT

EMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. + Não colher em local de trabalho. + Retirar o uniforme antes da coleta. + Obrigatório colher em frasco de polietileno (frasco plástico). + Recomenda-se coletar no início ou ao final da jornada de trabalho, após a 4ª jornada de trabalho da semana.

INSTRUÇÕES + A coleta ideal deverá ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. + Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deverá ser feita pelo menos 12 horas após a medicação.

INSTRUÇÕES + Colher ao final da jornada de trabalho. + Lavar as mãos antes de colher. + Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + De 0 ate 1 ano: jejum mínimo de 3 horas; + De 1 ate 5 anos: jejum mínimo de 6 horas; + Acima de 5 anos: jejum mínimo de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas ou conforme orientação médica. INSTRUÇÕES + Interromper 48 horas antes da coleta ou conforme orientação médica: Antiácidos, Vitamina D, Heparina, Tetraciclina, Meticilina, Insulina e Eter Anestésico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Colher preferencialmente no laboratório a 1ª urina da manhã ou com intervalo de 4 horas entre as micções. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato do meio. + Sendo a coleta feita em casa, trazer o material ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

INSTRUÇÕES + Realização da Coleta: + Exame realizado somente na Unidade Aimorés. + De segunda-feira a sexta-feira horário das 6:00 as 15:30 horas e aos Sábados das 6:00 as 10:00 horas + Nas dependências do laboratório. + Não realizamos coleta aos domingos e feriados. .Instruções e preparo: + Não necessita abstinência de ejaculação. + A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Para mulheres: a coleta do sangue deve preferencialmente ser realizada entre o 2º e o 5º dia do ciclo menstrual, ou conforme orientação médica.

INSTRUÇÕES + Colher preferentemente do 3º ao 30º dia após o nascimento e, no máximo, até o 90º dia. + Colher antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica. + Caso o recém-nascido tenha recebido transfusão sanguínea, o tempo ideal para a coleta deste exame não está bem estabelecido e deve-se colher conforme a orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. QUESTIONÁRIO + É obrigatório informar dados clínicos, data e horário da coleta.

TEMPO DE JEJUM + Intervalo máximo entre as mamadas. INSTRUÇÕES + Colher preferentemente do 3º ao 30º dia após o nascimento e, no máximo, até o 90º dia. + Colher antes do 3º dia de vida apenas caso exista solicitação médica. + Caso o recém-nascido tenha recebido transfusão sanguínea, recomenda-se aguardar, no mínimo,120 dias para a coleta da triagem neonatal para galactosemia.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 12 horas. QUESTIONÁRIO + Informar medicamentos em uso ou que usou nas últimas duas semanas. INSTRUÇÕES + Antes da coleta, o cliente deverá suspender o uso de medicamentos inibidores da bomba protoiônica (omeprazol e correlatos) por um período mínimo de 7 dias e desejável de 14 dias ou conforme orientação médica. + Medicamentos bloqueadores H2 (cimetidina, ranitidina e correlatos) devem ser suspensos por um período mínimo de 4 dias e desejável de 7 dias ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

FAZER REPOUSO DE 15 MINUTOS.

TEMPO DE JEJUM +Jejum obrigatório de 8 horas ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. INSTRUÇÕES + A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 12 horas. ANAMNESE: O paciente é diabético? Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? Há quanto tempo detectou a doença? Quais os medicamentos para diabetes que toma? Há quanto tempo tomou a última dose? Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? Costuma urinar em grande volume? Sente muita sede? Qual o peso e altura do paciente? Usa algum dos medicamentos abaixo? METILFORMINA, GLIBENCLAMIDA, CAPTOPRIL,

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas. INSTRUÇÕES + Verificar se o cliente submeteu a transfusão de sangue, ingestão de aspirina e derivados da Vitamina K. Caso tenha submetido a transfusão, aguardar 120 dias. + No caso de uso de aspirina e derivados da Vitamina k deve ser relatado o uso. + A suspensão de qualquer medicação deverá ser feita sob a supervisão e autorização do medico responsável pelo paciente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 2 horas após refeição ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 2 horas após refeição ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 2 horas após refeição ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 2 horas após refeição ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável 4 horas.

INSTRUÇÕES + Jejum não obrigatório.

Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica. + Em caso de crianças, seguir orientação médica. INSTRUÇÕES + A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 12 horas. ANAMNESE: O paciente é diabético? Se sim, sabe se é diabetes tipo 1 ou 2? Há quanto tempo detectou a doença? Quais os medicamentos para diabetes que toma? Há quanto tempo tomou a última dose? Se não é diabético, já fez esse exame antes e apresentou hiperglicemia? Tem história de diabetes na família em parentes de primeiro ou segundo grau? Se é diabético, tem algum tipo de doença nos rins, olhos, nervos ou coração ou lesão nos pés? Costuma urinar em grande volume? Sente muita sede? Qual o peso e altura do paciente? Usa algum dos medicamentos abaixo? METILFORMINA, GLIBENCLAMIDA, CAPTOPRIL, Apresenta algum tipo de anemia? Se sim, sabe se é uma anemia por deficiência de ferro? Tem história de anemia falciforme? Apresenta história de sangramentos / hemorragias? Usa o medicamento AAS? Apresenta colesterol ou triglicérides aumentado?

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

Instruções de preparo +Jejum aconselhável de 4 horas

VOLUME RECOMENDÁVEL - Líquor: 1,0 mL. - Líquido amniótico: 1,0 mL. - Sangue total (EDTA): 1,0 mL. TEMPO DE JEJUM - Amostras de sangue: jejum não obrigatório. COLETA - Solicitar kit de coleta Digene quando o material a ser colhido for raspado de lesões. - Líquor, líquido amniótico e fragmentos de biósia: colher e enviar em frasco estéril. - Raspado de lesões: colher no kit Digene, preferencialmente o fluído das vesículas que ainda não se romperam com auxílio de um bisturi e, em seguida, passar a escova do kit Digene. Descarregar o material no líquido conservante e enviar a escova dentro do kit. - O líquido conservante não deve entrar em contato com a mucosa, pois o líquido é irritante.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório, porém amostras com lipemia acentuada podem interferir na realização do exame. Recoleta para confirmação de resultado será necessária nestas situações. + Intervalo entre mamadas para lactentes. QUESTIONÁRIO + Informar se esta grávida e se ja fez exame anteriormente.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas. + Intervalo entre mamadas para lactentes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum desejável de 4 horas.

QUESTIONÁRIO + Informar volume total, horário inicial e final da coleta. INSTRUÇÕES + O paciente deve seguir a seguinte dieta: . Não ingerir 72 horas antes e durante a coleta da amostra qualquer tipo de frutos do mar. Coletar a amostra a partir do quarto dia. . 48 horas antes e durante a coleta ou conforme orientação médica: não ingerir carnes brancas e vermelhas, salsichas, gelatinas, doces e sorvetes. + Refrigerar a urina desde o ínicio da coleta. + Não fazer esforço fisico durante a coleta. + O cliente deve manter sua rotina diária. + Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + Para realização deste exame e necessário que o cliente apresente um documento com assinatura e foto. + Devido à possibilidade de resultados falso-positivos para a sorologia de Anti HIV 1 e 2 em pacientes recentemente vacinados para o influenza H1N1, recomenda-se que seja adotado um intervalo mínimo de 30 dias entre a vacinação e a realização do teste.

INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM - Jejum não obrigatório.

INSTRUÇÕES + Para realização deste exame é necessário que o cliente apresente um documento com assinatura e foto.

TEMPO DE JEJM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. QUESTIONÁRIO + Obrigatório o envio do questionário de Histocompatibilidade. INSTRUÇÕES + Exame não é realizado com finalidade de avaliação de transplantes.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 horas.

TEMPO DE JEJUM + Jejum obrigatório de 8 hroas. INSTRUÇÕES + Para Mulheres: Colher a amostra entre 2° e 7° dia do ciclo ou conforme orientação médica.

INSTRUÇÕES + Preparo para Coleta + Não usar creme e/ou óvulo vaginal; + Não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; + Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos; + Não estar menstruada, mas pode ser realizado em vigência de sangramento não menstrual.

INSTRUÇÕES + A amostra deverá ser, obrigatoriamente, acompanhada de uma cópia do laudo histopatológico e pedido medico. + A amostra enviada deve conter áreas suficientes e viáveis de tumor.

INSTRUÇÕES + Mínimo de 08 horas sem higiene local para coleta peniana, anal ou genitália externa feminina. + Se coleta uretral, permanecer 4 horas sem urinar. + Não estar menstruada. Aguardar 48 horas após o término da menstruação para realizar a coleta; + Nas 72 horas que antecedem a coleta: + Não fazer exame digital (toque) ou assepsia endovaginal; + Manter abstinência sexual; + Não usar creme/óvulo vaginal, ducha ou realizar lavagem interna (endovaginal); + Não fazer ultrasom transvaginal ou colposcopia + É recomendável aguardar 3 meses após cauterização + Não realizamos a coleta do material de biópsia, pois trata-se de um procedimento médico.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório. INSTRUÇÕES + A coleta do material líquor é um procedimento médico e pode ser colhido no IHP através de agendamento prévio via CRC ou lojas (Mnemônico – VIVO|PLOMB). + O teste imunológico no líquor, deve ser realizado em paralelo com o soro, devido à possibilidade de contaminação do material durante a punção

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas.

+ Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

+ Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.

TEMPO DE JEJUM + Jejum não obrigatório.