Blog do CDL

Acompanhe as dicas em nosso Blog.

Gestante, a saúde do seu bebê está em dia?

No Brasil, 52% do total de mortes de crianças menores de um ano ocorrem no período pré-natal, grande parte delas, está associada à atenção dispensada à gestação, ao parto e ao resguardo. A bactéria Streptococcus do grupo B é um organismo comum que habita o trato gastrointestinal e a microbiota vaginal de até 30% das gestantes. 

A bactéria costuma ser inofensiva em grande parte dos casos. Ela só é agressiva ao bebê no momento do parto, sobretudo, para os prematuros. A bactéria transmitida pela mãe ao bebê pode causar meningite, pneumonias e sepse, sendo uma das maiores causas de infecção generalizada nos recém nascidos. Logo, é essencial realizar o procedimento entre a 34º e 37º semana quando a microbiota vaginal se manterá parecida com a do momento do parto.

O exame é simples e consiste na coleta de material da entrada da vagina e da região anal para verificar se a bactéria está presente. A cultura da bactéria pode demorar até cinco dias, no entanto tecnologias como PCR em tempo real, disponível no Laboratório CDL, libera o resultado no mesmo dia da coleta.  Em caso de resultado positivo, a gestante será tratada com antibióticos na veia durante o trabalho de parto, o que diminui o risco de transmissão da bactéria.


Veja mais posts

Conheça a composição do seu DNA e potencialize o condicionamento físico.

Teste genético avalia a relação entre o seu DNA e o desempenho físico e esportivo

80% das pessoas sexualmente ativas vão adquirir HPV durante a vida

Conheça o novo exame para detecção do HPV de forma rápida e segura

Gestante, a saúde do seu bebê está em dia?

Exame de pesquisa da bactéria Streptococcus do grupo B diminui os riscos de transmissão de doenças ao bebê